Conheça a Cidade

Dados Socioeconômicos de Icapuí
Gentílico Icapuiense
Área de Unidade Territorial 423,448 km²
População Estimada 19.129 Habitantes
Indice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM 0,616
PIB per capita R$ 10 414,69
Fonte: Wikipédia/IBGE

Icapuí é o município mais oriental do estado brasileiro do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 17.279 habitantes. O litoral de Icapuí está conurbado com o litoral de Tibau no Rio Grande do Norte.

O topônimo Icapuí vem do Tupi Igarapuí(ygara: canoa, puí: rápida, veloz) e significa canoa ligeira. Sua denominaçãoa original era Caiçara e desde 1943, Icapuí. A zona litorânea a leste do rio Jaguaribe era habitada pelos Potyguara, antes da chegada dos portugueses no século XVII.

Esta antiga aldeia, tão bem protegida pela a vegetação litoral, tornou-se um centro urbano a partir da segunda metade do século XX, devido a diversos processos políticos, econômicos e demográficos.

Considerada uma das melhores Cidades para a pratica do Kite Surf, esporte bastante popular na Cidade, principalmente na praia de Tremembé. A maior concentração populacional encontra-se na zona litorânea. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.

A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aracati (CE-040) e a CE-261; ou via a BR-116, até Boqueirão do Cesário(BR-304) e CE-261. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são acessíveis (com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

A economia local é baseada na agricultura: caju, côco-da-Bahia, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e aspargo; Piscicultura: lagosta. Existem ainda três indústrias de produtos alimentares.

O extrativismo vegetal do carvão; das matérias-primas obtidas da oiticica e carnaúba é outra atividade econômica.

A mineração de areia, argila e diatomito para a fabricação de tijolos e telhas; de petróleo pela PETROBRÁS na terras da Fazenda Belém.

O turismo também é uma das fontes de renda devido as belezas naturais ao longo da extensa faixa litorânea, como as praias:Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Perobas, Picos, Barreira, Requenguela, Barra Grande, Quitérias, Tremembé, Melancias, Praia de Arrombado e Manibu.

 

Fonte: Wikipédia

Foto: Carlos Medeiros/ASCOM/PMI.